não um hack, porém algo que temos que querer ver permanentemente é o acesso aberto a todas as publicações científicas. Se pudermos SoapBox por alguns segundos, é uma pena chorar que um monte de estudo de pesquisa científica acadêmica é financiado pelo dinheiro público, bem como então somos necessários para pagar por ela mais uma vez no tipo de assinaturas de diário ou no pagamentos na Internet se quisermos verificar. Nós não gostamos de ciência sendo escondida atrás de um paywall, assim como nem os cientistas cujo trabalho está escondido de vista mais ampla.
Aqui estão dois desenvolvimentos animados: a UNPAYWALL é uma extensão do navegador que automatiza a navegação para versões pré-prensas de um artigo de jornal, bem como as despesas, bem como a Fundação Melinda Gates estão rejeitando os direitos ao estudo de pesquisa que ela financiou se as publicações resultantes não são complementares e abertos.
A ideia de “publicação” versões pré-imprimíveis de papéis acadêmicos antes da publicação é muito mais velha do que a Web World Grande – as primeiras versões do que acabaram sendo arxiv.org compartilhou a versão do látex de documentos de física, bem como correu no FTP bem como Gohper. O conceito é que, ao afastar uma primeira versão do trabalho, um cientista pode obter comentários antecipados, bem como reivindicação de seguro de fascinante para fascinantes descobertas antes de ir com o longo processo de publicação. Pré-impressões são oferecidas em muitos outros campos agora, bem como tudo o que resta para você fazer é navegar por eles. Unaswaywall procura por você.
Escusado será dizer que isso representa um pedaço para fora dos livros de bolso de editores científicos. (Se isso importa em comparação com as grandes acusações que cobram bibliotecas, universidades, bem como outros assinantes institucionais estão disponíveis para a especulação.) Os diários de primeira linha – Natureza, Ciência, Jornal de Medicina da Nova Inglaterra, bem como os outros – Dominou-se em oferecer acesso aberto, portanto, cientistas deslumbrantes são tratados com a opção de tornar seu trabalho livremente oferecido ou publicar em um diário de prestígio, que é ótimo para sua carreira.
Em um passo para modificar a condição quo, a despesa, bem como a Fundação Melinda Gates levou sua esfera, bem como foi para casa; Estudo de pesquisa financiado com seu dinheiro tem que ser acesso aberto, período. Acreditamos que é um desenvolvimento louvável, além de presumir que as fundações fundos de pesquisa de alta qualidade, os periódicos de primeira linha estarão perdendo a menos que eles cooperem.
Para ser justo para os editores da revista, muitos periódicos são de acesso aberto ou têm opções de acesso aberto disponíveis. A circunstância hoje é muito melhor do que há cinco anos. No entanto, se tivéssemos um centavo para sempre que tentamos pesquisar estudar algum papel científico, bem como correu para um paywall, não seríamos minimizados a t-shirts elegantes.
Obrigado [ACS] para a dica!