, restaurando computadores vintage é a tarefa preferida de muitos hackers de hardware. O retroComputação provavelmente faz com que você acredite em marcas de computadores da casa como Commodore, Amiga ou Apple, no entanto, [Erik Baigar] está profundamente em coletar computadores de forças armadas precoces da empresa Elliott baseada no Reino Unido. No início deste ano, ele fez um vídeo aprofundado que mostra exatamente como ele efetivamente trouxe um Elliott 920m da década de 1960 de volta à vida.
É bastante surpreendente que o negócio Elliott já seja tratado para moldar seu computador de década de 1960 em uma pegada de tamanho de caixa de sapato. Como os computadores ainda não haviam liquidado no tamanho típico da palavra de 8 bits, então a Elliott 900 Series são máquinas de 18 bits ou 12 bits exóticas. O 920M foi utilizado como um computador de suporte para foguetes da área europeia na década de 1960, bem como “70s, mas também para funções de navegação nos jatos concorrentes até até 2010.
Abrir as entranhas deste fabricante expõe algumas peculiaridades exóticas de fabricação de eletrônicos precoces. Os módulos lógicos consistem em PCBs multicamadas onde os elementos foram soldados em vez de soldados em folhas finas de Mylar Foil que foram então em vasos em araldite.
Para executar o computador [Erik Baigar] primeiro tinha que recriar os conectores personalizados utilizando uma fresadora. Ele então utilizou um Arduino para simular um visitante de fita de papel, bem como programas de toneladas na máquina. Um hack fascinante é quando ele faz a leitura da memória, bem como compor audível apenas colocando um rádio ao lado da máquina. [Erik Baigar] completa sua apresentação do computador executando alguns jogos fundamentais tradicionais, como Tic-Tac-Toe, bem como um criador de labirinto.
Se você gostaria de codificar seus próprios programas fundamentais em muito mais hardware contemporâneo, você deve inspecionar este intérprete fundamental para o Framboy Pi Pico.
Vídeo após o intervalo.